terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pão de Batata sem Glúten

Aqui no blog já postei o Pão sem Glúten que venho fazendo em casa, desde quando iniciei a dieta sem glúten e sem lactose, mas confesso que enjoei do sabor, então resolvi pesquisar outra receita que fosse fácil e que já tivesse os ingredientes em casa. Encontrei um site que já conhecia, mas nunca tinha testado nenhuma receita, o Delishville sem glúten, fiz então o Pão de Batata (Receita da Claudia Siola)


PÃO DE BATATA



Ingredientes

2 tabletes de fermento para pão (usei 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo)
1 colher de sopa de açúcar (usei açúcar demerara)
1 copo americano (150 ml) de água morna
1 caixa (200g) de creme de arroz
1 caixa (200g) de fécula de batata
2 colheres de sopa de creme vegetal (usei manteiga)
2 ovos
1 colher de sobremesa de sal
2 batatas grandes cozidas e amassadas


Modo de preparar

Misture o fermento com o açúcar e amasse até ficar líquido (não ficou líquido, acredito que foi porque usei outro tipo de fermento). Acrescente ½ caixa de creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela, coloque as batatas amassadas, junte o creme vegetal, a água, o restante do creme de arroz, a fécula de batata, os ovos e o sal. Misture bem com uma colher de pau ou batedeira. Junte esta mistura com a que estava descansando. Unte duas formas de bolo inglês e polvilhe com creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos e asse em forno pré-aquecido por 50 minutos. Pode ser congelado”.


Pela foto parece que ficou solado, mas não, ficou um pouco oleoso porque usei manteiga, portanto nem precisa passar nada pra comer! 

Abraços saudáveis a todos!

domingo, 9 de outubro de 2011

Bolo de Chocolate sem Glúten e sem Caseína

Quem tem doença celíaca ou hipersensibilidade ao glúten tenho certeza que não deixa de desejar um Bolo de Chocolate, esse foi o meu caso, estava com muita vontade de comer um , então resolvi pesquisar umas receitas na net. Existem várias receitas de Bolo de Chocolate sem Glúten em blogs, sites, perfis em redes sociais, mas como adicionei em uma página de uma rede social, uma celíaca, com o perfil chamado Cozinhando sem Glúten, e tem postado uma receita de Bolo de Chocolate e na foto o bolo está lindo e com aspecto de saboroso, resolvi testar a receita. O bolo realmente é muito saboroso e cresce bastante.

Receita:

Bolo de chocolate 

1 copo de farinha de arroz, 
1 copo de amido de milho, 
1 1/2 copo de açúcar, (Coloquei apenas 1 copo)
1/2 copo de óleo, 
1 copo de leite quente, (Usei o de soja líquido)
1 CS de fermento em pó, 
3 ovos, 
1 copo de chocolate em pó (usei cacau), (Coloquei 1/2 copo de Achocolato de Soja)
Nozes picadas a gosto

No copo do liquidificador colocar todos os ingredientes menos: as claras que são em neve, o fermento e as nozes.Bater até ficar tudo bem misturado. Acrescentar o fermento, as claras e as nozes picadas. Mexer com uma colher. Colocar em forma de pudim untada com óleo. Levar ao forno 180ºC de 20 a 25 min. Teste com o palito, que deve sair sequinho.




Abraços saudáveis a todos!