terça-feira, 20 de setembro de 2011

LEITE E DERIVADOS DE BÚFALA

Nas minhas receitas sempre vem escrito sem lactose (SL), pois além de seguir a dieta sem leite e derivados de vaca, também pela minha intolerância a lactose não consumo, mas como muitas receitas pedem queijo comecei a usar o de búfala, que pelo menos não apresento sintomas da intolerância  lactose. Compro a mussarela que tem menos gordura do que o queijo de minas. Resolvi então fazer umas pesquisas sobre a diferença do queijo de vaca para o queijo de búfala e quais suas vantagens nutricionais.

Os estudos científicos que li, chegaram a seguinte conclusão: ao compararem o leite de vaca com o leite de búfala diz que o de búfala apresenta níveis de gordura, como os ácidos graxos, cápríco, mirístico, palmítico, esteárico, palmitoleico e linoleico, proteína, calorias, vitamina A e cálcio mais elevados em relação ao leite de vaca. Em relação ao teor de minerais, ele é mais rico em cálcio e magnésio do que o leite de vacas, porém é mais pobre em sódio (o que é bom), potássio e cloro. Na análise de aminoácidos, o leite de búfalas apresenta 25,5% de aminoácidos essenciais a mais do que o leite de vaca. 


Pra quem tem alergia ao leite de vaca não é confiável consumir, pois tem maior teor de caseína (proteína que representa 80% do total de proteínas do leite animal, e é uma das proteínas envolvidas na alergia ao leite de vaca) e pra quem tem intolerância a lactose é necessário um acompanhamento nutricional pra ver como o organismo reage, pois a mussarela de búfala possui 4,9% de lactose, bem mais do que diversos queijos feito com leite de vaca. 


Como qualquer outro queijo e já que possui maior quantidade de calorias eu recomendo consumir em pouca quantidade e esporadicamente. A dica é colocar sempre menos do que a receita pede, como por exemplo, se for numa pizza ou torta salgada, acrescente folhosos, verduras, legumes e coloque queijo por cima para finalizar o prato, e saboreie a parte de cima por último, rs.


Quem quiser ler os artigos por completo acesse: 

Pra quem tem intolerância a lactose e quiser ficar por dentro das novidades e receitas, acesse: Sem Lactose. A matéria que tirei a informação sobre a quantidade de lactose do queijo de búfala foi nesse mesmo site, no link: Todo tipo de queijo contém lactose?


Abraços saudáveis a todos!

25 comentários:

  1. Parabéns pela informação fantástica e de fácil leitura... Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando conteúdo exatamente sobre isso. Você foi direta e sucinta.

    Parabéns e obrigado!

    Guilherme

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Fico feliz por ter ajudado;)

    Cleidiane

    ResponderExcluir
  4. A MINHA FILHA TEM ALERGIA A LEITE DE VACA E FIQUEI ESPERANÇOSO SOBRE O LEITE DE BUFALA.
    VOU ESPERIMENTAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o queijo de búfala não é indicado pra quem tem alergia, apenas pra quem tem intolerância e que tenha um acompanhamento nutricional para ir verificando a reação dos sintomas. Abraços

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cleidiane,
    A composição das proteínas do leite de búfalas difere em parte daquelas do leite bovino, diferença usada inclusive para se verificar eventuais misturas de leite na fabricação de derivados. Como os principais alergenos alimentares são representados por proteínas, temos visto alguns casos de individuos que apesar de alérgicos ao leite bovino, não o são ao leite bubalino.
    Otavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Otavio Bernardes, você tem artigo falando sobre isso? Ou tem visto na sua pratica, qual sua profissão?

      Obrigada

      Excluir
    2. Cleidiane, há algumas (poucas) referencias sobre isso tais como Tolerance to Water Buffalo Milk in a Child with Cow Milk Allergy em (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2683364/). Aparentemente é grande a chance do alérgico ao leite bovino também o ser ao leite bubalino. Mas como citado no trabalho acima e, por relatos de consumidores, pode ocorrer. Sou produtor de leite de búfalas e tenho formação em medicina.

      Excluir
    3. Obrigada pela informação.

      Não recomendo para alérgicos, confesso que tenho receio.

      Excluir
  7. Olá Otavio Bernardes, você tem artigo falando sobre isso? Ou tem visto na sua pratica, qual sua profissão?

    Obrigada

    Cleidiane

    ResponderExcluir
  8. Olá! Fiz um teste de intolerância de alimentos recentemente,
    e, como resultado, dentre outros alimentos, tenho intolerância ao leite de vaca e à caseína, mas nenhuma ao leite de búfala. Portanto, acho que o que o Sr. Otávio comentou, procede. Só não sei explicar como! Não sou da área médica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, deixe mais relato sobre isso. Continua consumindo derivados de búfala? Abraços saudáveis!

      Excluir
    2. Você tem alergia a proteína, intolerância é só a lactose (açúcar do leite).Pra algumas pessoas procede sim, são as mesmas proteínas mas com moléculas diferentes, só tenho receio pois alergia pode apresentar choque anafilático e a intolerância não.

      Excluir
  9. Olá Anônimo, deixe mais relato sobre isso. Continua consumindo derivados de búfala? Abraços saudáveis!

    ResponderExcluir
  10. Cleidiane,
    Como tambem tenho intolerância a Lactose, minha vida (alimentar) pode ser dividida em duas fases: Antes de "descobrir" comprimidos de "Lactase Enzyme Supplement" e depois disso.
    Aproveito para perguntar: E o queijo de leite de cabra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viktor, como tem apenas a IL e não a alergia, te indico que consuma o queijo de cabra e perceba se terá sintomas. Porque varia de pessoa pra pessoa, eu por exemplo, senti desconforto com o leite de vaca de baixa lactose, já com os queijos Lacfree não apresentei sintomas. Consuma e volte pra contar como foi.

      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  11. Aconteceu comigo também, tive problemas de intolerância com leite e derivados de vaca mas de búfala não, já descobriram a provável explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de cada organimo, os dois leites tem as mesmas proteínas, mas a de cabra tem moléculas menores.

      Excluir
  12. Obrigada pelas informações! Sou asmática e assim alérgica ao leite e seus derivados. No verão como os queijos de búfala e cabra e não sinto nada,mas no inverno que é mais proveniente ter gatinhos de crise de asma, procuro agora receitas de queijos verganos como os de quinoa ou castanha ,pois o de soja eu não gosto mais ,já que a comercializada hoje é transgênica! Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane Amaral, vc é alérgica por meio de exames comprovados ou retirou por melhorar a asma? Se for o último caso, explica seu caso.

      Excluir
  13. Olá. Minha filha e eu temos alergia à proteína do leite. Ingerimos uma pequena quantidade de queijo de búfala e a reação foi imediata. Por experiência, não recomendo aos alérgicos��

    ResponderExcluir