Intolerância a lactose e alergia a proteína do leite de vaca (APLV) tem sintomas, manifestações e tratamentos totalmente diferentes. Infelizmente até alguns profissionais de saúde confundem na hora de tratar os pacientes da intolerância e da patologia. Por isso, sempre bom consultar artigos científicos para melhor entender sobre o assunto.
Fica a dica:
É muito importante o profissional saber diferenciar a intolerância da alergia, se preciso até através de exames laboratoriais, pois apesar dos sintomas serem parecidos e desconfortáveis, a alergia é muito mais sério, podendo causar ao edema da glote, que se não tiver uma atendimento hospitalar imediato pode levar a óbito. Na intolerância você pode testar alguns cuidados nutricionais, que são descritos no artigo citado, para tentar amenizar os sintomas, caso não consiga restringir por completo o leite de vaca, mas na alergia não, alguns artigos dizem que outros tipos de leite animal, algumas pessoas toleram melhor a caseína, como por exemplo, do leite de cabra, mas é arriscado tem que ter um acompanhamento nutricional.
Como já disse em outro post, tenho intolerância a lactose, consumia iogurte e fermentados que é o único derivado de leite que o intolerante pode tomar, pois não tem lactose; os queijos algumas pessoas não sentem desconfortos, mas eu sentia, mesmo assim ás vezes comia, mas, com a dieta SGSC, retirei todos esses alimentos da minha alimentação, mas como irão ver nos próximos posts as receitas que faço utilizo queijo minas de búfala, sei que também tem caseína e lactose, mas uso esporadicamente e não apresento sintomas de intolerância com o uso.
Abraços saudáveis a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário