domingo, 17 de julho de 2011

VOCÊ JÁ COMEU FEIJÃO VERDE?

Sabe aqueles feijões que geralmente é vendido em feiras ou até em supermercados aonde fica os folhosos (só que é mais caro do que em feiras) você já comprou, experimentou, gostou ou não? Se você só come feijão carioquinha todos os dias, ou no máximo feijão fradinho, quando faz arrumadinho, precisa aprender a variar o cardápio com outros tipos de leguminosas, como grão de bico, lentilha, feijão branco, entre tantos outros tipos de feijões, para diversificar o cardápio e os nutrientes.

O feijão verde, é uma dessas diversidades de leguminosas frescas, que é a vagem do feijão seco. A época do feijão verde é entre o Verão e o início do Outono, mas está disponível no mercados e feiras durante todo o ano.

Informação nutricional

Tem um baixo valor energético e é rico em vitaminas e minerais. Destacam-se os carotenos (pro-vitamina A), vitamina C e ácido fólico; o cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, são boas fontes de fibra alimentar.

Tabela de composição nutricional (100g) do Feijão verde cozido


Energia (kcal)
23
Água (g)
90,8
Proteína (g)
1,8
Lípidos (g)
0,3
Hidratos de carbono (g)
3,5
Fibra (g)
3,0
Caroteno (μg)
239
Vitamina C (mg)
11
Ácido fólico (mg)
49
Cálcio (mg)
41
Ferro (mg)
0,6
Fósforo (mg)
34
Magnésio (mg)
17
Potássio (mg)
230

Na hora de comprar, a vagem deve apresentar-se com uma textura tenra e com uma coloração verde vivo. Deverá fazer um pequeno estalido quando quebrada e conter uma polpa suculenta e sem fios (indica envelhecimento). Não deverá ter manchas escuras ou amolgadelas. Se não puder consumir o feijão verde imediatamente, deverá armazená-lo, sem lavar previamente, na geladeira dentro de um saco plástico perfurado. Poderão conservar-se durante cerca de 3 dias nestas condições.

Já deixei uma semana na geladeira e durou, também já congelei, lavei, sequei com um pano de prato, coloquei em sacos plásticos e coloquei no congelador por 1 semana, o ideal é que seja consumido logo, mas como estou fazendo a dieta detox, compro uma vez por semana.

Cozinho com água e sal, depois recheio o tempero, misturo o feijão, e pronto; a quem faça diferente, depois de cozido, na mesma panela, joga o tempero e deixa cozinha os temperos; Fica saboroso, diferente do carioquinha, mas com sabor característico de feijão, só provando pra saber; achei na internet uma receita de arrumadinho de feijão verde, deve ficar uma delícia, quem sabe não faço após meu período de exclusão de alguns alimentos! :)

2 comentários:

  1. Olá, Cleidiane! Obrigada pela visita no meu blog, que bom q gostou!
    Sucesso na carreira, na dieta e na vida!
    BjO!
    Malu (http://malu-comseusbotoes.blogspot.com/)

    ResponderExcluir