quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pirão de Aipim com Carne do Sol: O Prato Oficial da Ribeira

Em muitos bares de Salvador se encontra o prato pirão de aipim com carne do sol como tira - gosto, mas um dos mais conhecidos e que não só o finais de semana, e também durante a semana, fica lotado, é o conhecido como estaleiro no bairro do Bonfim, que fica próximo a Igreja do Bonfim, ponto turístico de Salvador. É um dos melhores que já experimentei, vale a pena quem mora aqui ou quem vier passar férias vim conhecer, os quiosques ficam em frente a praia e a vista é maravilhosa! Em uma das vezes que fui ao estaleiro, vi a cozinheira preparando na hora, ou seja, a massa de aipim já estava pronta, só fez acrescentar o leite líquido e a manteiga (em alguns quiosques acho que usam margarina, pois o sabor é diferente), já desconfiava que era feito com leite líquido de vaca e não com leite de coco, pelos sintomas que sentia após comer, devido a minha intolerância a lactose, então, depois que tirei esse alimento de vez da minha alimentação, e estava com muita vontade de comer essa receita, resolvi tentar fazer em casa com leite de soja, e ficou uma delícia, em nenhum momento parece ser feito com leite vegetal, creio que a manteiga "mascara" o sabor. 



Retirei a receita do site do programa mais você: http://www.receitas.com/pirao-de-aipim-4d8042bf2ee8bb478e1abe39 e fiz algumas modificações:


500g de aipim cozido

2 colheres de sopa de manteiga
250ml de leite liquido de soja
1 pitada de sal
400g de carne do sol
Salada de tomate, cebola e coentro
Obs.: Pra quem não mora em Salvador, pode usar salsinha no lugar do coentro, caso não goste;
        A salada só coloquei uma pitada de sal, não temperei com azeite, pois o pirão já leva manteiga e fica um pouco oleoso, mas se preferir é só temperar como vinagrete, que é a salada que acompanha esse prato.



"Mas se for à Península de Itapagipe, seja na Ribeira ou no estaleiro do Bonfim, não deixe de pedir um pirão de aipim com carne do sol e não tenha medo de comer onde os Orixás se alimentam. Eles sim sabem dar valor ao gostinho do barro misturado numa boa comida" Jornalista Diego Mascarenhas. conheça mais sobre a história desse prato no site: http://chefdeprimeira.wordpress.com/2011/05/03/o-prato-oficial-da-ribeira/.

 Abraços saudáveis a todos!

Um comentário:

  1. Olá!!!! Para você que ainda não é seguidor e não pode ficar fora dessa... O blog Mastigando em Salvador preparou um mega promoção!!

    Quem quiser participar desta promoção deverá enviar o relato de uma aventura gastronômica. As duas melhores resenhas ganharão:

    1° Lugar: 2 (dois) Combos formados por: 1 (um) Beiju (Salgado ou Doce) + 1 (um) Milk-Shake de 300 ml (livre escolha de sabor) a serem consumidos no mesmo momento no box na Beiju Mix;

    2º Lugar: 2 (dois) Combos formados por 1 (uma) Tigela de Açaí de 350ml (livre escolha de sabor) + 1 (uma) Torta de Banana a serem consumidos no mesmo momento em uma da lojas da Açaí & Saúde!

    Huuuuum!!! Deu água na boca, não deu? Então, corra para fazer a sua aventura gastronômica e enviar para nós! Mas, antes, confira o regulamento detalhado lá no blog!

    www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

    ResponderExcluir