segunda-feira, 20 de junho de 2011

REFRIGERANTES

Seja na internet, na tv, em revistas, vocês já devem ter lido sobre os malefícios do refrigerante, além de grandes quantidades de açúcar,  como em 1 litro tem mais que 100g de açúcar e em uma lata de 330ml tem equivalente a 30g de açúcar o que equivale a 5 ou mais pacotes de açúcar para café, é pobre em nutrientes, considera como caloria vazia, e e essa grande quantidade de glicose (açúcar) prejudica a absorção de nutrientes, como os minerais magnésio, zinco e cromo, além de enfraquecer seu sistema imunológico, diminuindo sua capacidade, por exemplo, de combater o stress. 

Alguns estudos em mulheres mostram que refrigerantes a base de cola, aumentam o risco de osteoporose, segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, em 2006, isso daria porque contem o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue, e o cálcio sai do osso para o sangue para equilibrar a acidez, com isso tem a densidade óssea afetada mesmo consumindo a recomendação de cálcio por dia, mas segundo Katherine Tucker, cientista que liderou o estudo, esta ligação do acido fosfórico x osteoporose não foi completamente estudada.


Infelizmente, não achei artigo cientifico atual falando sobre esse assunto, o que se acha na net são as mesmas informações que falei acima, de sites que não conheço, mas achei um blog de um jornalista falando sobre "A Coca-Cola contesta malefícios de refrigerante" no site: 
http://www.sidneyrezende.com/noticia/4895+a+coca+cola+contesta+maleficios+de+refrigerante.


Um texto circula pela net chamado "O que vai acontecer com o seu corpo se você tomar uma Coca-Cola agora?" (traduzido do inglês " What happens if you drink a can of Coke right now "), descreve o que acontece quando a pessoa toma uma coca - cola dos 10 minutos até depois de mais de 1 hora, link:  http://www.nutritionresearchcenter.org/healthnews/what-happens-to-your-body-if-you-drink-a-coke-right-now/.

Tem outro texto falando sobre o que acontece com seu corpo depois de beber um refrigerante todo dia, por um longo tempo ("What Happens to Your Body After You Drink a Soda Every Day, For a Long Time): http://blisstree.com/eat/what-happens-to-your-body-after-you-drink-a-coke-every-day-for-a-long-time/.

Com essas informações, não vou dizer a vocês pra nunca mais beber refrigerantes, pois acredito que proibições só façam aumentar a vontade de consumir, mas para diminuir ou evitar seu consumo excessivo, tem pessoas que todos os dias almoçam bebendo refrigerantes, principalmente a base de cola, isso é prejudicial ao organismo independente do peso, idade e patologias.

Essa quantidade excessiva de açúcar todos os dias, por um longo periodo, somado com o que já se consome de açúcar diariamente, no café, sucos, e produtos industrializados, podem levar a patologias como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras.

E se você pensa que não corre esses riscos porque trocou o refrigerante "normal" pela versão diet/light, se engana, esses produtos com a retirada do açúcar, tem uma maior quantidade de sódio, levando a hipertensão ou piorando o quadro de quem já tem a patologia, ocasiona a retenção de líquidos, inchaço, dificultando a perda de peso, além dos malefícios do uso excessivo de adoçantes, que vem sido estudado mostrando relação com maior vontade de consumir doces e obesidade, mas sobre isso falarei nas próximas postagens.

Imagine comer uma pizza, ou para nós baianos, uma comida a base de dendê, como acarajé, sem um refrigerante? Pelo o que substituir? Como sabemos que esses alimentos são pra ser consumidos esporadicamente, o ideal é se consumir o refrigerante, evitando os a base de cola, e diminuir o consumo, por exemplo, se sair com os amigos, pede 1 litro ou 2 litros, a depender de quantidade de pessoas, e beba apenas um copo de 200 ml, aos poucos, não tomar de uma só vez, porque com certeza, a vontade de repetir vai ser bem maior. Perceba que comer e beber ao mesmo tempo faz com que coma muito mais, se você come 3 fatias de pizza com refrigerante, experimente comer sem  o refrigerante, que com certeza na segunda fatia já vai se sentir o estômago cheio, se mesmo assim quiser consumir a bebida, consuma no final quando já tiver terminado seu fast food. 

Ultimamente, tenho evitado beber refrigerante, mesmo em pouca quantidade, pois fica a vontade de consumir sempre mais, ou me limito a tomar apenas 200 ml, e que não seja a base de cola, pois cafeína não me faz bem, fico agitada e com insônia.


Abraços saudáveis a todos!

2 comentários:

  1. Meu filho tem 9anos e consome "refri"com frequência principalmente a base de cola,ultimamente ele tem consumido e se queixando de dor na barriga,o médico disse q são gases.Quero são se pode mesmo ser só gases?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, mas recomendo ir num médico gastro para fazer exames e excluir intolerância a algum alimento

      Excluir