Seja na internet, na tv, em revistas, vocês já devem ter lido sobre os malefícios do refrigerante, além de grandes quantidades de açúcar, como em 1 litro tem mais que 100g de açúcar e em uma lata de 330ml tem equivalente a 30g de açúcar o que equivale a 5 ou mais pacotes de açúcar para café, é pobre em nutrientes, considera como caloria vazia, e e essa grande quantidade de glicose (açúcar) prejudica a absorção de nutrientes, como os minerais magnésio, zinco e cromo, além de enfraquecer seu sistema imunológico, diminuindo sua capacidade, por exemplo, de combater o stress.
Alguns estudos em mulheres mostram que refrigerantes a base de cola, aumentam o risco de osteoporose, segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, em 2006, isso daria porque contem o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue, e o cálcio sai do osso para o sangue para equilibrar a acidez, com isso tem a densidade óssea afetada mesmo consumindo a recomendação de cálcio por dia, mas segundo Katherine Tucker, cientista que liderou o estudo, esta ligação do acido fosfórico x osteoporose não foi completamente estudada.
Com essas informações, não vou dizer a vocês pra nunca mais beber refrigerantes, pois acredito que proibições só façam aumentar a vontade de consumir, mas para diminuir ou evitar seu consumo excessivo, tem pessoas que todos os dias almoçam bebendo refrigerantes, principalmente a base de cola, isso é prejudicial ao organismo independente do peso, idade e patologias.
Essa quantidade excessiva de açúcar todos os dias, por um longo periodo, somado com o que já se consome de açúcar diariamente, no café, sucos, e produtos industrializados, podem levar a patologias como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras.
E se você pensa que não corre esses riscos porque trocou o refrigerante "normal" pela versão diet/light, se engana, esses produtos com a retirada do açúcar, tem uma maior quantidade de sódio, levando a hipertensão ou piorando o quadro de quem já tem a patologia, ocasiona a retenção de líquidos, inchaço, dificultando a perda de peso, além dos malefícios do uso excessivo de adoçantes, que vem sido estudado mostrando relação com maior vontade de consumir doces e obesidade, mas sobre isso falarei nas próximas postagens.
Imagine comer uma pizza, ou para nós baianos, uma comida a base de dendê, como acarajé, sem um refrigerante? Pelo o que substituir? Como sabemos que esses alimentos são pra ser consumidos esporadicamente, o ideal é se consumir o refrigerante, evitando os a base de cola, e diminuir o consumo, por exemplo, se sair com os amigos, pede 1 litro ou 2 litros, a depender de quantidade de pessoas, e beba apenas um copo de 200 ml, aos poucos, não tomar de uma só vez, porque com certeza, a vontade de repetir vai ser bem maior. Perceba que comer e beber ao mesmo tempo faz com que coma muito mais, se você come 3 fatias de pizza com refrigerante, experimente comer sem o refrigerante, que com certeza na segunda fatia já vai se sentir o estômago cheio, se mesmo assim quiser consumir a bebida, consuma no final quando já tiver terminado seu fast food.
Ultimamente, tenho evitado beber refrigerante, mesmo em pouca quantidade, pois fica a vontade de consumir sempre mais, ou me limito a tomar apenas 200 ml, e que não seja a base de cola, pois cafeína não me faz bem, fico agitada e com insônia.
Abraços saudáveis a todos!