quinta-feira, 30 de junho de 2011

Empada sem Glúten

Imagine ir numa festa e ver aquelas empadas deliciosas e você ter que resistir? Passei por isso, mas não me desesperei, pois sei que tem solução, rs. Foi então, que resolvi fazer empada sem glúten com recheio de frango e mussarela de búfala (o que sobrou da pizza).


Massa podre sem glúten para empada

A manteiga fiz sem sal, e coloquei 200g. Congelei uma parte, mas ao descongelar, quebrou, diferente do que diz no site que não quebra de jeito nenhum, talvez tenha sido muito manteiga, não sei, o importante que ficou deliciosa e matou minha vontade de comer empada.




Abraços saudáveis a todos!

Massa de Pizza sem Glúten, sem leite e sem ovos (11.06.2011)

Ja falei aqui no blog e até já mostrei receitas com o queijo minas de búfala, é uma delícia, mas se não consumir logo estraga, as vezes não dura nem uma semana, então só compro quando tem uma receita para fazer; uma dia desses no supermercado, sempre olho todas as sessões em busca de novidades, vi o queijo coalho com orégano de búfala e o mussarela de búfala em pedaço, e não aquela de bolinhas que facilmente encontramos nos mercados; resolvi comprar os dois, o coalho pensei em grelhar, assim como vende nas ruas e nas churrascarias, mas quando resolvi ler as informações nutricionais, percebi que o coalho tinha muito, mas muito mais sódio do que o mussarela, ou seja, se um tinha 10mg o outro tinha 500mg, não lembro em quantas gramas de tão assustada que fiquei, por fim, resolvi trazer apenas a mussarela. 


Como não sabia se esse também iria estragar rapidamente, resolvi utilizá - lo para fazer uma pizza e testar mais uma receita do blog Cozinha sem Glúten e sem Leite.


Pizza Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos!


Sobre a receita: Como não tinha farinha de arroz integral em casa e não li que não poderia ser com a farinha branca e ja estava metendo a mão na massa, fiz assim mesmo; usei amido de milho e não polvilho doce, não achei que ficou solada e grudenta, a massa fica boa! Segui a recomendação do blog e deixei  a massa 15 minutos assando, mas ficou muito torrada após ir novamente pro forno pra derreter o queijo, talvez se deixasse apenas 10 minutos ficaria melhor. Enfim, em breve irei fazer com a farinha de arroz integral e polvilho doce, como sugere o blog, pra ber a diferença. Mas, posso garantir que mesmo assim ficou muito saborosa!!! 


Massa sem assar:

Massa assada:


Pronta: Recheio de mussarela de búfala, frango com milho, atum, e rúcula com tomate, cebola e pimentão e muito orégano.


Abraços saudáveis a todos!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bolo de Aniversário sem Glúten

Dia 22 de maio foi meu niver, não estava na dieta SG, mas resolvi fazer um bolo de aniversário SGSL para testar mais uma receita do blog Cozinha sem Glúten e sem leite.


Procurando por uma receita em Bolos de Aniversário para fazer apenas a massa, escolhi esta: Bolo de Aniversário Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovos!


Fiz e depois de pronto pensei que não tinha dado muito certo, mas ao reler o blog percebi que explica que bolo sem ovos apresentam uma massa mais compacta, não crescem muito e ficam parecidos com bolos solados; na hora de separar os ingredientes, nem percebi que não levava ovos, só quando fui colocando um a um, que reparei, mas como já estava misturando resolvi fazer assim mesmo, dividi a receita em duas fôrmas para poder colocar recheio, mas não crescer e ficou parecendo solado, coloquei um por cima do outro e cortei pra vocês verem melhor o resultado:
Para os alérgicos a ovos, é uma boa opção, pois apesar da aparência, não consigo descrever o sabor, mas é agradável.
Resolvi testar outra receita o Bolo de Limão SGSC, dividi a massa em duas fôrmas. O recheio fiz com doce de leite de soja que misturei com coco ralado industrializado sem açúcar e a cobertura fiz um brigadeiro de leite condensado de soja com achocolatado de soja e uma colher de chá de manteiga. E pra enfeitar morango e coco ralado. O bolo é delicioso, quem provou não imaginou que era sem glúten; a receita da massa dá uma opção de calda de limão para o bolo ficar molhadinho, eu não fiz porque já ia ter recheio e cobertura, mas se fizer o bolo simples, a calda é preciso, pois fica um pouco ressecado.



Abraços saudáveis a todos! E parabéns pra mim, rs.








  

Minha comida preferida: Lasanha

Estava com muita vontade de comer uma lazanha, mas só em pensar em comer queijo de vaca e sentir todos os sintomas da minha intolerância a lactose, me faz desistir, ai me veio a ideia de fazer com o queijo minas de búfala.

Como não estava na dieta SG, pensei em fazer em casa uma massa de farinha de trigo integral, foi quando achei no mercado uma massa integral com ovos, gostei do tamanho, pois não rende tanto, então não caímos na tentação de repetir e ainda guardar pra o outro dia, rs. A que fiz serviu para duas pessoas comerem bem!


Lasanha não tem muito segredo pra fazer, não é mesmo? Só fazer camadas com a massa e o recheio sempre bem regado de molho e pronto! Eu usei recheio de frango desfiado a gosto e +ou- 400g de queijo minas de búfala, molho de tomate light e por cima usei o molho branco de leite de soja da postagem anterior e salpiquei orégano.

Nem precisa dizer que ficou uma delícia!




Abraços saudáveis a todos!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Molho Branco de Leite de Soja

Molho branco serve pra várias receitas com massas, não costumo fazer muito esse molho, principalmente por ser feito com leite liquido de vaca, nunca tinha pensando em fazer com soja, mas ao comprar uma caixa de bebida liquida de soja veio com uma receita de molho branco para fazer com essa bebida, resolvi fazer e experimentar. O sabor é agradável e incorporado a massa, ficou muito bom, não deixar sabor residual.





Ingredientes:

3 colheres de sopa de manteiga
1 1/2 colher de farinha de trigo [quem tem intolerância ao glúten, pode tentar fazer com a farinha de arroz ou amido de milho, eu fiz com a farinha de trigo mesmo]
2 xícaras de chá de bebida de soja ("leite de soja")
Sal a gosto

Preparo:

Em uma panela, derreta a margarina, junte a farinha de trigo e mexa sem parar com uma colher, até que fique uma mistura homogênea. Retire a panela do fogo e acrescente aos poucos a bebida de soja, mexendo sempre para não empelotar. Abaixe o fogo, volte a panela ao fogo, junto a bebida de soja restante e deixe cozinhar por aproximandamente 5 minutos, sempre mexendo.

Rendimento: 2 xícaras de chá
Tempo de preparo: 10 minutos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pirão de Aipim com Carne do Sol: O Prato Oficial da Ribeira

Em muitos bares de Salvador se encontra o prato pirão de aipim com carne do sol como tira - gosto, mas um dos mais conhecidos e que não só o finais de semana, e também durante a semana, fica lotado, é o conhecido como estaleiro no bairro do Bonfim, que fica próximo a Igreja do Bonfim, ponto turístico de Salvador. É um dos melhores que já experimentei, vale a pena quem mora aqui ou quem vier passar férias vim conhecer, os quiosques ficam em frente a praia e a vista é maravilhosa! Em uma das vezes que fui ao estaleiro, vi a cozinheira preparando na hora, ou seja, a massa de aipim já estava pronta, só fez acrescentar o leite líquido e a manteiga (em alguns quiosques acho que usam margarina, pois o sabor é diferente), já desconfiava que era feito com leite líquido de vaca e não com leite de coco, pelos sintomas que sentia após comer, devido a minha intolerância a lactose, então, depois que tirei esse alimento de vez da minha alimentação, e estava com muita vontade de comer essa receita, resolvi tentar fazer em casa com leite de soja, e ficou uma delícia, em nenhum momento parece ser feito com leite vegetal, creio que a manteiga "mascara" o sabor. 



Retirei a receita do site do programa mais você: http://www.receitas.com/pirao-de-aipim-4d8042bf2ee8bb478e1abe39 e fiz algumas modificações:


500g de aipim cozido

2 colheres de sopa de manteiga
250ml de leite liquido de soja
1 pitada de sal
400g de carne do sol
Salada de tomate, cebola e coentro
Obs.: Pra quem não mora em Salvador, pode usar salsinha no lugar do coentro, caso não goste;
        A salada só coloquei uma pitada de sal, não temperei com azeite, pois o pirão já leva manteiga e fica um pouco oleoso, mas se preferir é só temperar como vinagrete, que é a salada que acompanha esse prato.



"Mas se for à Península de Itapagipe, seja na Ribeira ou no estaleiro do Bonfim, não deixe de pedir um pirão de aipim com carne do sol e não tenha medo de comer onde os Orixás se alimentam. Eles sim sabem dar valor ao gostinho do barro misturado numa boa comida" Jornalista Diego Mascarenhas. conheça mais sobre a história desse prato no site: http://chefdeprimeira.wordpress.com/2011/05/03/o-prato-oficial-da-ribeira/.

 Abraços saudáveis a todos!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

REFRIGERANTES

Seja na internet, na tv, em revistas, vocês já devem ter lido sobre os malefícios do refrigerante, além de grandes quantidades de açúcar,  como em 1 litro tem mais que 100g de açúcar e em uma lata de 330ml tem equivalente a 30g de açúcar o que equivale a 5 ou mais pacotes de açúcar para café, é pobre em nutrientes, considera como caloria vazia, e e essa grande quantidade de glicose (açúcar) prejudica a absorção de nutrientes, como os minerais magnésio, zinco e cromo, além de enfraquecer seu sistema imunológico, diminuindo sua capacidade, por exemplo, de combater o stress. 

Alguns estudos em mulheres mostram que refrigerantes a base de cola, aumentam o risco de osteoporose, segundo um estudo publicado na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, em 2006, isso daria porque contem o ácido fosfórico cria uma acidez no sangue, e o cálcio sai do osso para o sangue para equilibrar a acidez, com isso tem a densidade óssea afetada mesmo consumindo a recomendação de cálcio por dia, mas segundo Katherine Tucker, cientista que liderou o estudo, esta ligação do acido fosfórico x osteoporose não foi completamente estudada.


Infelizmente, não achei artigo cientifico atual falando sobre esse assunto, o que se acha na net são as mesmas informações que falei acima, de sites que não conheço, mas achei um blog de um jornalista falando sobre "A Coca-Cola contesta malefícios de refrigerante" no site: 
http://www.sidneyrezende.com/noticia/4895+a+coca+cola+contesta+maleficios+de+refrigerante.


Um texto circula pela net chamado "O que vai acontecer com o seu corpo se você tomar uma Coca-Cola agora?" (traduzido do inglês " What happens if you drink a can of Coke right now "), descreve o que acontece quando a pessoa toma uma coca - cola dos 10 minutos até depois de mais de 1 hora, link:  http://www.nutritionresearchcenter.org/healthnews/what-happens-to-your-body-if-you-drink-a-coke-right-now/.

Tem outro texto falando sobre o que acontece com seu corpo depois de beber um refrigerante todo dia, por um longo tempo ("What Happens to Your Body After You Drink a Soda Every Day, For a Long Time): http://blisstree.com/eat/what-happens-to-your-body-after-you-drink-a-coke-every-day-for-a-long-time/.

Com essas informações, não vou dizer a vocês pra nunca mais beber refrigerantes, pois acredito que proibições só façam aumentar a vontade de consumir, mas para diminuir ou evitar seu consumo excessivo, tem pessoas que todos os dias almoçam bebendo refrigerantes, principalmente a base de cola, isso é prejudicial ao organismo independente do peso, idade e patologias.

Essa quantidade excessiva de açúcar todos os dias, por um longo periodo, somado com o que já se consome de açúcar diariamente, no café, sucos, e produtos industrializados, podem levar a patologias como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras.

E se você pensa que não corre esses riscos porque trocou o refrigerante "normal" pela versão diet/light, se engana, esses produtos com a retirada do açúcar, tem uma maior quantidade de sódio, levando a hipertensão ou piorando o quadro de quem já tem a patologia, ocasiona a retenção de líquidos, inchaço, dificultando a perda de peso, além dos malefícios do uso excessivo de adoçantes, que vem sido estudado mostrando relação com maior vontade de consumir doces e obesidade, mas sobre isso falarei nas próximas postagens.

Imagine comer uma pizza, ou para nós baianos, uma comida a base de dendê, como acarajé, sem um refrigerante? Pelo o que substituir? Como sabemos que esses alimentos são pra ser consumidos esporadicamente, o ideal é se consumir o refrigerante, evitando os a base de cola, e diminuir o consumo, por exemplo, se sair com os amigos, pede 1 litro ou 2 litros, a depender de quantidade de pessoas, e beba apenas um copo de 200 ml, aos poucos, não tomar de uma só vez, porque com certeza, a vontade de repetir vai ser bem maior. Perceba que comer e beber ao mesmo tempo faz com que coma muito mais, se você come 3 fatias de pizza com refrigerante, experimente comer sem  o refrigerante, que com certeza na segunda fatia já vai se sentir o estômago cheio, se mesmo assim quiser consumir a bebida, consuma no final quando já tiver terminado seu fast food. 

Ultimamente, tenho evitado beber refrigerante, mesmo em pouca quantidade, pois fica a vontade de consumir sempre mais, ou me limito a tomar apenas 200 ml, e que não seja a base de cola, pois cafeína não me faz bem, fico agitada e com insônia.


Abraços saudáveis a todos!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

QUAL O MELHOR AÇÚCAR: MASCAVO OU DEMERARA?

O açúcar mascavo é o açúcar obtido da concentração do caldo-de-cana ao natural, em sua produção não são utilizados aditivos químicos como os que são usados na clarificação e branqueamento para obtenção do açúcar  refinado comum, conhecido como açúcar branco, então conserva as vitaminas e minerais da cana de açúcar, sendo considerado saudável.

O açúcar demerara passa por um refinamento leve  e também não recebe aditivos químicos e conserva as vitaminas e minerais.


Abaixo o valor nutricional de cada um em 100g:

Açúcar branco:

Calorias: 387 cal
Carboidratos: 99,9g
Vitamina B1: 0mg
Vitamina B2: 0,02mg
Vitamina B6: 0mg
Cálcio: 1mg
Magnésio: 0mg
Cobre: 0,04mg
Fósforo: 2mg
Potássio: 2mg

Açúcar mascavo: 

Calorias: 376 cal
Carboidratos: 97,33g
Vitamina B1: 0,01mg
Vitamina B2: 0,01mg
Vitamina B6: 0,03mg
Cálcio: 85mg
Magnésio: 29mg
Cobre: 0,3mg
Fósforo: 22mg
Potássio: 346mg 

Açúcar demerara:
 
Calorias: 376 cal
Carboidratos: 97,33g
Vitamina B1: 0,01mg
Vitamina B2: 0,01mg
Vitamina B6: 0,03mg
Cálcio: 85mg
Magnésio: 29mg
Cobre: 0,3mg
Fósforo: 22mg
Potássio: 346mg

Podemos observar que possuem a mesma quantidade calórica; o mascavo e o demerara tem a mesma quantidade de vitaminas e minerais, mas o mascavo deixa um sabor residual característico no café e em sucos , mas com o uso contínuo acabamos nos adaptando e em bolos o sabor é mais agradável. Já o demerara ele adoça menos que os outros, então é preciso uma quantidade maior para adoçar, devido aos seus grãos grandes e de difícil dissolução, mas se mexer bem esperando dissolver, não precisa usar muito, em receitas doces, tritura no liquidificador usando a tecla pulsar. Eu, particularmente, uso o demerara para adoçar, sempre em pequena quantidade e para preparação dos pratos doces, sempre diminuo a quantidade pedida na receita. Não uso adoçantes, mesmo tendo caso na família de diabetes, mas falarei sobre eles em uma próxima postagem.

Abraços saudáveis a todos!

Bolo de maça com canela sem glúten

Hummm, quem não gosta de um bolo bem quentinho no final da tarde com um cafézinho? Até hoje não conheço uma pessoa que não goste! Então, resolvi testar mais uma receita SGSL fazendo um bolo do site da ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS DO BRASIL - SEÇÃO RIO DE JANEIRO : ACELBRA-RJ.
Bem, o resultado é bom, fica parecendo um pão de ló, o que dá o sabor é os pedacinhos da fruta derretida, por isso aconselho sempre que for comer esquentar em Grill para pão!
O "perigo" em bolos pra quem está em dieta ou querendo manter o peso, ou ainda evitar doenças como a diabetes, é a quantidade de açúcar, eu sempre diminuo essa quantidade, se pedem 2 xícaras de açúcar, como é o caso dessa receita, eu coloco 1 xícara ou 1 1/2 e uso o demerara que é nutritivo.

http://www.riosemgluten.com/bolos_2.htm

Abraços saudáveis a todos!